– O CULTURA VIVA é um programa de governo criado em 2004, no Ministério da Cultura, quando Gilberto Gil era ministro e Lula, presidente. Surgiu para estimular e fortalecer o panorama cultural brasileiro, tendo como base os Pontos de Cultura. Em 2014, a Lei 13.018 instituiu a Política Nacional Cultura Viva.
Inicialmente, o Cultura Viva era formado por cinco ações: Pontos de Cultura (convênios), Escola Viva, Griôs, Cultura Digital, Cultura e Saúde, sendo todas as atividades vinculadas aos Pontos de Cultura. O Programa alcançou importantes resultados ao fomentar, desde sua implantação, de 2005 a 2011, 3.670 Pontos de Cultura.
– PONTO DE CULTURA é toda iniciativa, movimento ou manifestação artística ou cultural, criativa e autêntica de um coletivo de pessoas.
– TEIA DOS PONTOS – FÓRUM DOS PONTOS – CONGRESSOS TEIA é o encontro de PONTOS entendendo-se que festivais de arte e encontros culturais são fundamentais para a troca de saberes, renovação e reposicionamento dos artistas, produtores e público. Estimulam a criação e impulsionam a cultura. Propiciam outras formas de pensar. Fortalecem o movimento Cultura Viva e a luta pela preservação da identidade cultural local ameaçada pela cultura de consumo imposta pelo capital e pela hegemonia dos colonizadores.
– IV CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CULTURA VIVA COMUNITÁRIA – Argentina – 2019.
2 Responses to Cultura Viva